Blog MorarEUA

Dicas, informações e curiosidades sobre os Estado Unidos

Conheça mais sobre a cultura americana

Chegou o grande dia! Você está pronto, com a mudança já a caminho dos Estados Unidos, um país com uma nova cultura, novos costumes e com uma rotina totalmente diferente da encontrada no Brasil.


Mas será que você está realmente pronto? Pensando em te deixar mais confortável na terra do tio Sam, separamos algumas dicas para facilitar seu dia-a-dia na América.


O idioma:

Mesmo você acreditando que sua fluência no idioma está excelente, é recomendável sempre estar se aprimorando, afinal, você não está apenas de passagem pelo país, está residindo, então é importante se comunicar com perfeição, pois diferente de um período de férias, onde os americanos se esforçam pra entender o que você diz e ajuda-lo, agora você é um morador e eles não têm obrigação mais de fazê-lo.


Uma dica de residentes mais antigos no país é que você seja humilde e, caso não entenda algo que foi dito, seja gentil, explique que ainda está aprendendo o idioma, que mudou recentemente do Brasil, e peça para que repita o que foi falado. Americanos são solícitos, gostam de brasileiros e, provavelmente, irão te ajudar.


Seja receptivo à nova cultura: O Brasil ficou para trás. Agora você está diante de uma nova cultura, língua e pessoas que cresceram diferente de você então, tudo será diferente. Quanto mais cedo perceber isso, mais fácil será sua adaptação. Você não precisa esquecer suas origens e raízes, mas dramatizar porque não tem feijão, pão de queijo ou futebol na tv não irá te ajudar nem um pouco.

Villa Vizcaya – Florida - Miami - EUA
Explorando sua vizinhança:

É importante conhecer a região em que você vai morar. Como no Brasil, lá existem áreas de comércio e é fundamental você saber desde onde irá fazer suas compras, até onde ficam os hospitais, correios (post office), bibliotecas (library), prefeitura (city office) e, é claro a Secretária de Estado (Secretary of State), onde se resolvem a maioria das burocracias como carteira de motorista, documentos de veículos e etc.


“Faça você mesmo!” - Do it yourself:

Os americanos são conhecidos por essa prática. Na hora de abastecer, por exemplo, é você que é o frentista. Fique ligado no processo, estacione corretamente porque as mangueiras das bombas são curtas. Se for pagar no cartão, é só seguir as orientações descritas na bomba, caso o pagamento seja em dinheiro, verifique o número da bomba, vá até o interior da loja e pague o valor que irá abastecer.


A cultura do “Do it yourself” também aparece em lava-rápidos e até nos supermercados, como o Self-Checkout, onde você mesmo passa as compras no leitor de código de barras, paga e empacota os produtos. Caso opte por um caixa com atendente, o funcionário irá fazer todo o processo, inclusive empacotar, neste caso, ao final da compra, se decidir pagar no débito terá a opção “Cashback”, que é a opção de sacar o dinheiro em espécie ali mesmo, te poupando a ida até um banco ou à caça a um caixa eletrônico.


Limpando e conservando a casa:

Na América, empregadas domesticas são bem caras e, geralmente, é você mesmo que limpa sua residência. Mas é claro que isso não é uma regra e, vale ressaltar, que os trabalhos diários são imensamente facilitados pela tecnologia das lavadoras e secadoras.

Villa Vizcaya – Florida - Miami - EUA
O consumidor tem sempre razão – mesmo:

Se no Brasil é difícil realizar a troca de uma mercadoria, nos Estados Unidos é totalmente o inverso. Se você comprou uma coisa e ela está dando problemas, é só você se dirigir ao estabelecimento onde adquiriu o produto e trocar/devolver, tudo de imediato. Nesses casos, geralmente eles devolvem o valor da mercadoria em dinheiro ou estornam o valor do seu cartão, mas pra isso é importante sempre ter em mãos a nota fiscal e, no caso de roupas, que elas estejam com a etiqueta.


Dica de compra: A maioria das lojas americanas cobrem o preço do Amazon, então, quando for adquirir algo (principalmente eletrônicos), antes de pagar no caixa verifique pelo celular se no Amazon está mais barato, se for o caso, é só mostrar para o caixa e ele fará o mesmo valor. Outra dica importante, comum entre os americanos, é utilizar cupons de descontos. Vale muito a pena!

Villa Vizcaya – Florida - Miami - EUA
Atendimento em hospitais e planos médicos:

A saúde nos Estados Unidos não é barata. Mesmo com plano de saúde você desembolsará quantias volumosas com atendimentos, exames e etc. Alguns planos de saúde disponibilizam atendimento por telefone, você liga, descreve os sintomas e ele irá te orientar. Caso entenda que precisa ver um médico, agende, caso contrário, sua aparição sem aviso será considerada um atendimento de emergência – que não saem nem um pouco baratos. Se o caso for mais sério, não hesite em chamar uma ambulância (911), e em poucos minutos (sim, minutos), os bombeiros estarão na sua porta.

Villa Vizcaya – Florida - Miami - EUA
Evite os americanos – só que não:

Sim, os americanos realmente são mais introspectivos, se comparados aos calorosos brasileiros, mas são extremamente educados e adoram um bom papo, principalmente do Brasil, isso porque eles adoram nosso clima quente e festivo. É claro que, como no Brasil, nem todo mundo é “legalzão”, você provavelmente também irá esbarrar com pessoas intragáveis, mas não alimente o pré-conceito de que todos os yankees se acham donos do mundo, isso é tão verdade quanto o monstro do lago ness na Escócia.

Villa Vizcaya – Florida - Miami - EUA

Compartilhe :


Posts Relacionados


Últimos Posts


  • Festas e Baladas Norte Americanas - EUA

    7 dicas valiosas para estreantes nos Estados Unidos.

    30 de Março de 2016
  • Comida Típica dos Estados Unidos - EUA

    Conheça mais sobre a variedade da cozinha americana.

    13 de Abril de 2016
  • Comida Típica dos Estados Unidos - EUA

    11 coisas para fazer na Flórida - além da Disney e compras

    15 de Março de 2016

MARQUE UMA CONSULTA INDIVIDUAL

Seu nome

Seu e-mail

Seu telefone