Conheça a história da bandeira dos Estados Unidos


Você sabia que a versão atual da bandeira dos Estados Unidos foi oficializada apenas nos anos 60? Leia mais!
Curiosidades

A bandeira dos Estados Unidos é a mais famosa do mundo. Você já deve ter perdido as contas de quantas vezes a viu, seja na televisão, na internet, em panfletos ou qualquer outro tipo de veiculação. 


Apesar de ser a mais tradicional e reconhecida em todo planeta, a bandeira dos Estados Unidos já sofreu mais de 20 mudanças em seu design desde a sua criação.


Acompanhe este artigo e fique por dentro das curiosidades que giram em torno da bandeira dos EUA, como a sua história e o significado das cores e dos símbolos.


História da bandeira dos Estados Unidos


Durante a Guerra da Independência das 13 colônias americanas contra a coroa britânica, no século 18, George Washington, o líder das tropas coloniais e futuro primeiro presidente do país, estava pensando em uma maneira de estimular a união dos seus soldados para a luta contra os ingleses.


Ele decidiu, então, modificar o símbolo nacional que eles tinham em comum. Retirou a bandeira britânica que estava presente na representação do território e inseriu 13 estrelas, que faziam alusão às 13 colônias que buscavam a independência. 


A costureira Besty Ross ficou famosa por confeccionar o primeiro modelo da bandeira dos Estados Unidos aprovado por Washington.


Cores e significados 


A bandeira dos EUA é representada por 13 faixas (7 vermelhas e 6 brancas), que são referências às 13 colônias que lutaram na guerra pela Independência do país. Além disso, as 50 estrelas presentes no quadrado azul representam todos os estados atuais do território nacional.


Apesar da guerra contra a Inglaterra pela emancipação e independência do território americano, as cores do país britânico continuaram presentes na bandeira dos Estados Unidos. A cor vermelha representa a resistência e a coragem. Já o branco simboliza a pureza e a inocência, enquanto o azul remete à vigilância, perseverança e justiça


Versões da bandeira americana


A primeira versão oficializada pelo presidente George Washington ocorreu no dia 14 de junho de 1777 (quase um ano após a Independência), data que é considerada o Dia da Bandeira nos Estados Unidos, mais conhecido como Flag Day.


De lá pra cá, a bandeira dos Estados Unidos sofreu 26 modificações ao longo dos séculos, devido às anexações de todos os estados americanos. A versão atual é a mais duradoura e foi imposta em 1960, quando o Hawai foi considerado oficialmente um território estadual do país.